(11) 947674887
Oferta da Semana Oportunidade para Investidor Imóvel ótima localização Imóvel destaque por localização
  • Informações 11 94767-4887 whatsapp
  • idiomas

Notícias

MERCADO HOTELEIRO - EXPANSÃO EM SP, LUCRO GARANTIDO PARA QUEM INVESTI

15/03/2014 - MERCADO HOTELEIRO - EXPANSÃO EM SP, LUCRO GARANTIDO PARA QUEM INVESTI

Hotelier News

Jones Lang Estima US$ 33 Bi em transações hoteleiras

Veiculo: Hotelier News

A consultoria Jones Lang LaSalle aponta para um volume global de transações hoteleiras em US$ 33 bilhões neste ano. A recuperação dos investimentos imobiliários hoteleiros deve ser aquecida principalmente pela disponibilidade de financiamento para o setor, que deve atingir o seu nível mais alto desde 2007.

As informações são do panorama Hotel Investment Outlook, produzido pela consultoria no início deste mês. De acordo com a entidade, o cenário de investimentos tem se transformado positivamente, mantendo o interesse dos investidores em adquirir ativos. O capital transnacional foi responsável por uma fatia de 30% dos investimentos globais de hotéis no ano passado, e neste ano a expectativa é de aceleração.
Os fundos de private equity - investimentos sobre empresas não listadas nas bolsas de valores – e os REITs (fundos de investimento imobiliário) dominarão as atividades de compras, representando 60% do mercado global. Segundo Mark Wynne-Smith, CEO Global do Grupo de Hotéis&Hospitalidade da Jones Lang LaSalle, “A incerteza econômica global manterá um teto para o volume de transações”.
Para a consultoria, os fundos de private equity liderarão nos investimentos através de sua posição favorável para angariar retornos oportunistas por meio de seu significativo poder de compra e boa tolerância ao risco.
 
http://www.jll.com.br/brazil/pt-br/noticias/201/jones-lang-estima-us-33-bi-em-transa%C3%A7%C3%B5es-hoteleiras
 




PORQUE INVESTIR NO MONDIAL SOROCABA?

Vou tentar de forma sucinta e simples esclarecer as principais dúvidas e espero que após essa leitura você possa, de forma independente, decidir se esse é mesmo um investimento tão bom como o mercado comenta. 

Dessa forma, vou utilizar o meu conhecimento adquirido junto aos empreendimentos da parceria entre a incorporadora SETIN e a Operadora francesa Accor, lider mundial em número de leitos de hotéis e proprietária das bandeiras Ibis, Ibis Budget, Adágio, Pullman, entre outras. Essa parceria possui mais de 15 anos no País, sendo que a Accor detém atualmente 181 hotéis no Brasil, com taxa de ocupação média de 75% e prevê a construção de mais 120 unidades nos próximos 4 anos. Mas via de regra, servirá de parâmetro para investimento em qualquer oura rede de hotéis. 


 CENÁRIO ECONÔMICO

Primeiro, vamos tentar entender porque o investimento em hotel, chegou ao País se colocando entre os principais produtos do mercado imobiliário, que tinham a preferência do investidor por apartamentos e salas comercias. 

Segundo um estudo datado de 2012 da Jones Lang Lasalle Hotels, o Brasil tem a melhor perspectiva de rentabilidade nesse segmento na América Latina. Capitais brasileiras com população entre 3 e 6 milhões de habitantes lideram a intenção de construção de empreendimentos hoteleiros. A escassez hoteleira é uma realidade em muitas cidades do País e principalmente na grande São Paulo, onde o turismo de negócios e lazer demanda muitos quartos de hotel (feiras, congressos, eventos esportivos, automobilísticos, fluxo de profissionais dos mais variados níveis de suas sedes para filiais, etc.). Além disso, a taxa SELIC em níveis baixos e a mudança nas regras da poupança fizeram com que boa parte dos investidores começasse a injetar mais recursos no mercado imobiliário que apresenta uma rentabilidade REAL e de LONGO PRAZO. Isso tem impulsionado o segmento se mostrando uma das melhores opções, tanto para o pequeno quanto para o grande investidor.


Em minha opinião, encaro esse investimento como uma previdência. Porém, com um retorno maior, uma renda vitalícia, que pode auxiliá-lo na sua aposentadoria, na independência financeira de seus filhos e netos, por propiciar uma poupança para faculdade, compra do primeiro automóvel, financiar a montagem do escritório, clinica, enfim. Além disso, vc. Ainda conta com o patrimônio real e líquido do investimento, atualizado. Isso você não obtém em nenhuma previdência bancária, muito menos em aplicações financeira, pois o objetivo do banco é lucrar com o seu dinheiro e não distribuí-lo de uma forma mais justa. Além disso, numa previdência se você resolver sacar o principal já será taxado pelo IR em cerca de 27,5%.


Imagem inline 12



ENVOLVIDOS 

O segundo passo é entender quem são as partes atuantes nesse tipo de negócios, ou seja, os envolvidos.
Nesse tipo de investimento você conta inicialmente com 5 partes envolvidas: Investidores, Asset, Operadora, Incorporadora e Imobiliária. A seguir apresento o papel de cada um nesse contexto:
 
Investidor - adquire a unidade igualmente como se estivesse comprando qualquer outro imóvel, com escritura da unidade em seu nome, podendo vendê-la assim que julgar necessário. Porém, na assinatura do contrato, o investidor cede os direitos de administração à operadora.
 
Asset - É  o gestor da operação, responsável por representar os investidores perante a Operadora, zelando pelo investimento, pelo patrimônio e observando todos detalhes inerentes à administração, reportando aos investidores o andamento dessa administração. O Asset cuida junto com a operadora de todos os detalhes de manutenção das unidades para melhor satisfação dos clientes e investidores.
 
Operadora - É a responsável pela comercialização e operação do hotel. No caso uma operadora pode ser proprietária de várias bandeiras distintas, como no caso da Accor, que detém a propriedade das bandeiras Ibis e Adágio, dentre outras.
 
Incorporadora - É responsável pela construção e entrega do empreendimento no prazo estipulado, normalmente 36 meses.
 
Imobiliária - Efetua a intermediação de compra e venda entre a incorporadora e o investidor.


Imagem inline 11



FORMAS DE COMPRA
 
Os empreendimentos na planta em média levam 36 meses para serem concluídos, prazo que denominamos "período de obras", dessa forma você pode optar pelos seguintes planos disponíveis:
 
Compra à vista: Pagamento no ato da assinatura do contrato, tendo a vantagem de conseguir um bom desconto junto ao incorporador, devido à antecipação de valores do fluxo de pagamento padrão.
 
Compra pela tabela curta: O fluxo de pagamento pode ser feito integralmente dentro do "período de obras" (36 meses), ou ainda ser dividido com parte do pagamento (45%) durante o período de obras e os 55% restantes financiados em até 88 meses direto junto à incorporadora. Nesse caso, o fluxo sugerido pelo incorporador pode ser alterado conforme as necessidades financeiras do investidor, desde que atendam também ao negócio da incorporadora.
 
Compra pela tabela longa: idêntico ao da tabela curta no período de obras, exceto pelo financiamento que é bancário em até 30 anos por banco à escolha do investidor. 


Cabe lembrar que no caso de hotéis o período de obras corresponde ao pagamento de 45% do valor do imóvel e os 55% restantes entram em financiamento. Nas incorporações residenciais, por exemplo, esses números variam de 25% -75% até 35% - 65%, considerando período obras e financiamento. 



Imagem inline 9

                                              
COMO FUNCIONA ?
 
Ao comprar sua unidade hoteleira, você se torna proprietário da unidade com escritura lavrada em cartório. Porém, cede os direitos de comercialização à Operadora, no nosso exemplo à Accor. Quando o empreendimento for entregue você será apresentado ao Asset, que será o responsável pela gestão de seu investimento junto à Operadora. 

No caso de hotéis da rede Accor (Ibis, Ibis budjet, Adágio e outros) o Asset é a Jones Lang Lasalle Hotels, que lhe apresentará relatórios de auditorias sobre o andamento da operação e os seus rendimentos. 

O Asset é responsável por toda parte burocrática, desde a manutenção e solução de problemas da administração do hotel, auditorias, sendo seu representante legal perante à Operadora. Nesse caso, você não tem que se preocupar com pagamento de impostos como IPTU, manutenção e reparos, reformas, substituição de mobiliário das unidades, fato esse que ocorre com frequência quando você investe em imóveis residenciais, por exemplo.
 
O contrato da operadora com as Bandeiras é válido por 10 anos e renovável por outros 10 anos. O Asset também pode ser substituído ao término do contrato ou por razões apuradas pelos investidores ou pela Operadora.

Independente de você adquirir uma unidade, seja ela qual for, a divisão dos rendimentos se fará pela ocupação do hotel como um todo, o que denominamos de pool. Dessa forma as unidades de hotel possuem o mesmo valor tanto em andar baixo como andar alto. Vale a pena lembrar sobre o mito existente entre os leigos nesse segmento, de que o rendimento viria do aluguel da unidade adquirida, o que não é verdade. O rendimento vem da ocupação do hotel e das receitas geradas, tais como restaurante, vallet, lavanderia, copa, aluguel de salas de reunião, eventos, etc. A única diferença é de que o rendimento de quem opta por uma unidade maior, mais cara, será obviamente maior. 


VALORES E TAXAS PAGOS NA COMPRA
 
Na compra da unidade hoteleira, além do valor pago pela unidade existem taxas, à parte, que você deve pagar durante o período obras e que explico a seguir:
 

  1. Taxa de Adesão: Pagamento em taxa única de royalties sobre o uso da bandeira do hotel, pago no ato da assinatura do contrato.
  2. Taxa de Decoração: Normalmente cobrada 18 meses antes da entrega do empreendimento e pode ser parcelada em até 18 vezes.
  3. Taxa de Pré-Operação: Normalmente cobrada 4 meses antes da entrega do empreendimento, em taxa única, referente à contratação de pessoal, treinamento e compra de materiais para operação do hotel.
 
Imagem inline 8 


  1. QUANDO COMEÇO A RECEBER E QUANTO?
 
Na entrega do empreendimento a Operadora tem por critério elencar o período de “maturação da operação” entre 6 a 12 meses. Nesse período, ela estará trabalhando para a plena comercialização das unidades. Portanto, não quer dizer que você não receberá nada, mas também não quer dizer que já estará obtendo a rentabilidade top.
 
Novamente, utilizando dados estatísticos da Accor para o mercado brasileiro, onde ela possui 30 mil leitos, mais que o dobro do segundo colocado, e onde a taxa de ocupação média é em torno de 75%, trabalhamos com dados que esses índices podem gerar um retorno médio entre 0,6 e 1,0 % e ultrapassar essa porcentagem, no caso de cidades com alta demanda de leitos, ou simplesmente ausência de hotéis.



Imagem inline 10



 
DIVISÃO DE RENDA PELO POOL DE INVESTIDORES
 
Após o início das operações a Administração, paga todas as contas: água, luz, impostos, funcionários, telefone, etc, o que em média afeta 40% da receita. Então os 60% restantes são rateados ao pool. Desses 60% a administração a título de fundo de reserva destinada à manutenção, reformas e melhorias separam as seguintes alíquotas: no primeiro ano: 2%, segundo ano 3%, terceiro ano 4 %, quarto ano em diante 5%.
 
Dessa forma, você não precisará arcar com custos de manutenção, tendo seu patrimônio sempre atualizado e valorizado.
 
PAGO IMPOSTO SOBRE OS RENDIMENTOS?

Sim. Porém você pagará uma alíquota mínima, uma vez que os clientes do hotel ao pagarem suas respectivas contas já recolhem os impostos
como ISS e outros. 





 

Outras Notícias

VENDA DE IMÓVEIS CRESCE QUASE 20% NO 2º TRIMESTRE DESTE ANO DE 2024.

VENDA DE IMÓVEIS CRESCE QUASE 20% NO 2º TRIMESTRE DESTE ANO DE 2024. Foram vendidos cerca de 83,9 mil novos imóveis neste per&iac...

10 VANTAGENS DE COMPRAR UM APARTAMENTO NA PLANTA

10 vantagens de comprar um apartamento na planta. Comprar apartamento na planta é uma decisão bastante inteligente entre quem quer re...

MERCADO IMOBILIÁRIO PREVÊ RECORDE DE VENDAS EM 2024 E AUMENTO DE PREÇO. (Valor Econômico).

Mercado imobiliário prevê recorde de vendas em 2024 e aumento de preço. ( Valor Econômico ). Nos últimos 12 meses a...

QUAL É O MOTIVO DA COMPRA DO IMÓVEL ?

QUAL É O MOTIVO DA COMPRA DO IMÓVEL ? Principais motivos que levam a população brasileira a comprar um imóvel: ...

MERCADO IMOBILIÁRIO AINDA DÁ SINAIS DE AQUECIMENTO, APESAR DE PREÇOS ELEVADOS.

Mercado imobiliário ainda dá sinais de aquecimento, apesar de preços elevados. Dados são do Raio X FipeZAP: perfil da ...

MERCADO IMOBILIÁRIO EXPANDE LANÇAMENTOS EM 7%, E VENDAS EM 17,9% NO 2 TRIMESTRE, REVEA CBIC ...

Mercado imobiliário expande lançamentos em 7% e vendas em 17,9% no 2º tri, revela CBIC… ESTADÃO conteúdo ...

VENDA DE IMÓVEIS EM SÃO PAULO ATINGUE RECORDE EM 2024

Venda de imóveis em São Paulo atinge recorde em 2024 Mercado imobiliário da capital paulista começa o ano aquecido; CEO d...

2024 PODE SER PONTE PARA NOVO CICLO DE CRESCIMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

2024 pode ser ponte para novo ciclo de crescimento no mercado imobiliário Coriolano Lacerda é Gerente de Inteligência de Mercado ...

APARTAMENTOS DE UM QUARTO DECOLAM NA PREFERÊNCIA DE INVESTIDORES

Apartamentos de um quarto decolam na preferência de investidores Nesta semana, você vai conferir qual categoria de imóvel &eacut...

MERCADO IMOBILIÁRIO: O QUE ESPERAR PARA 2024 ?

Mercado imobiliário: o que esperar para 2024? O que esperar do mercado imobiliário em 2024? As previsões para o cenário...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Precisa de mais informações ?

Nossa equipe está à sua disposição !

entre em contato