(11) 947674887
Oferta da Semana Oportunidade para Investidor Imóvel ótima localização Imóvel destaque por localização
  • Informações 11 94767-4887 whatsapp
  • idiomas

Notícias

MERCADO IMOBILIÁRIO PREVÊ RECORDE DE VENDAS EM 2024 E AUMENTO DE PREÇO. (Valor Econômico).

02/09/2024

Mercado imobiliário prevê recorde de vendas em 2024 e aumento de preço. ( Valor Econômico ). 
Nos últimos 12 meses até julho, o número de unidades lançadas em São Paulo subiu 23%. - 28/08/2024

As divulgações dos balanços do segundo trimestre das incorporadoras, feitas neste mês, apontaram para um mercado em geral positivo, que tem demandado produtos e conseguido arcar com os custos do financiamento imobiliário, mesmo com taxas altas e sem previsão de baixa, após a interrupção do ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic). O setor habitacional espera desempenho recorde em 2024.

O indicador do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) para a cidade de São Paulo corrobora os resultados divulgados pelas companhias. Nos últimos 12 meses até julho, o número de unidades lançadas subiu 23%, para 88 mil, puxado pelo desempenho das empresas que estão no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
As unidades lançadas no programa, na capital paulista, cresceram 75% em um ano, enquanto nos demais setores, de média e alta renda, houve queda de 15% no número de lançamentos.

As vendas subiram nos dois setores, mas o MCMV continua com desempenho acima da média. A alta geral de vendas foi de 28%, para 90,8 mil unidades — mais unidades foram vendidas do que chegaram ao mercado, o que causou uma diminuição do estoque da cidade. No MCMV, o aumento das vendas foi de 37%, enquanto nos demais mercados foi de 20%.

A oferta final na cidade, que representa todos os imóveis novos disponíveis para venda, caiu 12% em um ano, para 55,2 mil unidades.

Tendência firme 

“Não existe no nosso radar nenhum fator que mostre que essa tendência vai se reverter nos próximos meses ou no próximo ano”, afirmou o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, ao apresentar os dados acima na segunda-feira (26), na Convenção Secovi. Nem a taxa básica de juros, que estacionou em 10,5% ao ano, teria o poder de atrapalhar a dinâmica positiva de vendas e de redução de oferta.

Petrucci chamou a atenção para o fato de ter havido, em São Paulo, uma paralisação na aprovação de novos projetos de incorporação, por causa da revisão de Lei de Zoneamento, o que afetou o volume de novas unidades no mercado, no segmento de média e alta renda (o setor do MCMV não foi afetado). Essa paralisação terminou em junho.

O que pode limitar o mercado imobiliário na cidade, e também em todo o país, segundo Petrucci, são os recursos para financiar as obras e os compradores. O economista lembrou que a entidade está em conversas para que os fundos de pensão contribuam com o crédito imobiliário, e reforçou a importância de proteger as fontes de financiamento para a pessoa física, para que seja possível continuar planejando empresas e empreendimentos.
O Conselho Curador do FGTS já ampliou neste mês o orçamento destinado à habitação para este ano, em R$ 22 bilhões, para R$ 140 bilhões.

2º semestre aquecido

Fabio Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégia, que realiza pesquisas do setor imobiliário, afirmou que a tendência para o segundo semestre é de lançamentos e vendas mais fortes, pela sazonalidade. “Em especial, o último trimestre tem sido o melhor do ano”, disse.
Há expectativa de que 2024 seja o melhor ano de vendas para o setor, desde que a Brain começou a acompanhar os dados nacionais de vendas e lançamentos, em 2016. Em lançamentos, deve ser ao menos o segundo melhor ano, atrás de 2021.

Para ele, a diminuição do estoque mostra que há espaço para que os preços dos imóveis “subam mais ainda”. A variação do preço das unidades já está acima do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que ficou acumulado em 4,42% nos últimos 12 meses, até julho.




Fonte: Valor Econômico

Outras Notícias

VENDA DE IMÓVEIS CRESCE QUASE 20% NO 2º TRIMESTRE DESTE ANO DE 2024.

VENDA DE IMÓVEIS CRESCE QUASE 20% NO 2º TRIMESTRE DESTE ANO DE 2024. Foram vendidos cerca de 83,9 mil novos imóveis neste per&iac...

10 VANTAGENS DE COMPRAR UM APARTAMENTO NA PLANTA

10 vantagens de comprar um apartamento na planta. Comprar apartamento na planta é uma decisão bastante inteligente entre quem quer re...

QUAL É O MOTIVO DA COMPRA DO IMÓVEL ?

QUAL É O MOTIVO DA COMPRA DO IMÓVEL ? Principais motivos que levam a população brasileira a comprar um imóvel: ...

MERCADO IMOBILIÁRIO AINDA DÁ SINAIS DE AQUECIMENTO, APESAR DE PREÇOS ELEVADOS.

Mercado imobiliário ainda dá sinais de aquecimento, apesar de preços elevados. Dados são do Raio X FipeZAP: perfil da ...

MERCADO IMOBILIÁRIO EXPANDE LANÇAMENTOS EM 7%, E VENDAS EM 17,9% NO 2 TRIMESTRE, REVEA CBIC ...

Mercado imobiliário expande lançamentos em 7% e vendas em 17,9% no 2º tri, revela CBIC… ESTADÃO conteúdo ...

VENDA DE IMÓVEIS EM SÃO PAULO ATINGUE RECORDE EM 2024

Venda de imóveis em São Paulo atinge recorde em 2024 Mercado imobiliário da capital paulista começa o ano aquecido; CEO d...

2024 PODE SER PONTE PARA NOVO CICLO DE CRESCIMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

2024 pode ser ponte para novo ciclo de crescimento no mercado imobiliário Coriolano Lacerda é Gerente de Inteligência de Mercado ...

APARTAMENTOS DE UM QUARTO DECOLAM NA PREFERÊNCIA DE INVESTIDORES

Apartamentos de um quarto decolam na preferência de investidores Nesta semana, você vai conferir qual categoria de imóvel &eacut...

MERCADO IMOBILIÁRIO: O QUE ESPERAR PARA 2024 ?

Mercado imobiliário: o que esperar para 2024? O que esperar do mercado imobiliário em 2024? As previsões para o cenário...

VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DA LOCALIZAÇÃO NA VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL ?

Você sabe a importância da localização na valorização do imóvel? Investir em imóveis, al&eac...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Precisa de mais informações ?

Nossa equipe está à sua disposição !

entre em contato