A casa própria é um desejo unânime entre os brasileiros, e a busca por imóveis com um preço atrativo é o que impulsiona este sonho. Mas além de sonhar, é preciso ser prático.
Antes de pensar em adquirir um imóvel, é importante ter consciência de todo o processo que envolve a compra.
A primeira coisa que é preciso saber sobre esse investimento, é que ele é de longo prazo. Logo, a ideia é se prevenir de possíveis dificuldades que possam surgir no futuro.
Entrada
Se você pensa em comprar um apartamento na planta, durante as obras, que duram aproximadamente 3 anos, é possível pagar cerca de 30% do imóvel. Após a entrega do imóvel, você opta entre quitar o valor restante ou realizar um financiamento.
Mas ao comprar um imóvel pronto e novo, é necessário oferecer ao menos 20% do valor do imóvel como entrada. Sendo que esse valor varia de acordo com a instituição financeira.
Renda
O valor de sua renda influencia diretamente no preço do imóvel que você pode adquirir, pois ela precisa ser suficiente para a aprovação do financiamento.
Mesmo que você adquira um imóvel na planta e não seja necessário comprová-la nesse momento, é fundamental que os dados fornecidos estejam de acordo com a realidade.
Quando a obra é entregue, você deverá fazer o financiamento para quitar o valor restante do imóvel, e nesta hora a comprovação de renda é quesito obrigatório. A aprovação do financiamento pela instituição financeira é fundamental para dar continuidade ao pagamento do imóvel. Por isso, desde o início da compra é preciso avaliar se sua renda será suficiente.
Existe também um meio que pode facilitar o financiamento. A composição de renda permite que duas ou mais pessoas componham o valor necessário para a aprovação do crédito
Financiamento
Caso você pretenda financiar a compra, é importante conhecer as opções de financiamento, como carteira hipotecária, SFI e SFH, que possuem diferenças significativas quanto valor do imóvel, faixa de renda, tempo para quitar a dívida e possibilidade de uso do FGTS.
Também é fundamental realizar uma simulação de empréstimo para ter uma ideia do valor de cada parcela do imóvel. Fique atento ao fazer a simulação. Saiba que você pode comprometer até 30% da sua renda mensal com as prestações do imóvel. Ainda que esteja dentro do limite de 30%, verifique se as parcelas estão de acordo com a sua realidade financeira. É possível diminuir o preço das mensalidades e estender o prazo de pagamento, desde que não tenha atingido o limite de ambos.
Não tenha medo de perguntar. A compra de um apartamento é uma decisão muito importante, e esclarecer as dúvidas que surgirão no meio do caminho trará muito mais conforto nesta etapa. Converse com a incorporadora, ela irá ajudar você a realizar o sonho da casa própria sem colocar sua saúde financeira em risco.