(11) 947674887
Oferta da Semana Oportunidade para Investidor Imóvel ótima localização Imóvel destaque por localização
  • Informações 11 94767-4887 whatsapp
  • idiomas

Notícias

2023 SERÁ DE CRESCIMENTO PARA O SETOR IMOBILIÁRIO, MAS DESAQUECIMENTO DEVE CHEGAR !

22/06/2023

2023 será de crescimento para o setor imobiliário, mas desaquecimento deve chegar.
Por Dayane Saleh, especial para HAUS
05/05/2023 15:29

Se os últimos anos foram desafiadores para uma série de segmentos da economia, esse não foi o caso do mercado imobiliário, que cresce continuamente desde 2017 e superou todas as expectativas durante a pandemia de Covid-19, quando se expandiu acima da economia nacional.

Apesar disso, em 2022 houve queda no número de lançamentos e nas unidades residenciais vendidas, se comparado com 2021. Já para este ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) prevê desaceleração no crescimento, que deve ser de 2,5% – frente a 7% em 2022 e a 10%, em 2021.

Segundo Marcos Kahtalian, sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica, uma das responsáveis pela pesquisas da CBIC, a Selic – taxa básica de juros da economia – tenderá a frear o crescimento do setor imobiliário em 2023. Isso porque foi progressivamente ampliada em 2022 e agora se mantém em 13,75% ao mês (para se ter uma ideia, em 2021, a média da taxa anual foi de 4,2%). “Os juros altos explicam porque 2023 terá menor desempenho do que 2022. A economia como um todo vai ter uma menor tração, refreia um pouco o ritmo do mercado, mas ainda teremos crescimento”, explica.

Além disso, a taxa média de juros do crédito imobiliário alcançou os dois dígitos no segundo semestre de 2022 e em janeiro deste ano, chegou em 10,74%. Em 2022, era 9,41% e, em 2021, 6,98%, conforme apontam os dados do Banco Central (BC).

Crescimento em Curitiba
Curitiba (PR) esteve contra a tendência nacional e, em 2022, superou unidades e valores vendidos, com um crescimento de 14% em relação a 2021. É o que mostra a pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais do 4º trimestre de 2022, realizada pela CBIC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica com dados de 207 municípios de todo o Brasil.

O presidente da Confraria Imobiliária, que reúne 40 profissionais do mercado curitibano, Carlos Eduardo Canto, aponta que apesar da alta dos juros desde a metade de 2022, o ano ainda assim foi muito bom para o setor porque houve grande migração dos pequenos investidores em bolsa de valores para o setor de imóveis.

“Vejo que o setor imobiliário é o principal pilar da economia. Quando há investimento nele, podemos observar muitos outros setores da sociedade e da economia girando. Em 47 anos de atuação neste mercado, nunca vi os juros de uma aplicação financeira superarem os juros de uma aquisição de imóvel”, defende o representante da organização que une empresas responsáveis por capitalizar 60% dos negócios na região.

Minha Casa, Minha Vida

Uma das grandes promessas para o ano são as construções do programa “Minha Casa, Minha Vida”. “Curitiba ficou devendo no quesito de produtos econômicos. Ainda queremos ver uma mudança de cenário com construção e vendas de unidades populares, financiadas pelo Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS)”, explica Kahtalian. Conforme ele, apenas a região Nordeste do país obteve crescimento dessa parcela do mercado em 2022.

Canto aponta que há uma promessa em relação a essa fatia do setor. “O primeiro governo do presidente Lula foi espetacular para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, e sabemos que tanto a economia como a política impactam bastante na indústria. Temos indicativos claros de que as construtoras de imóveis populares voltaram com bastante apetite, ainda mais com a necessidade proveniente das classes mais baixas." De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil tem déficit habitacional de 5,9 milhões de domicílios, que pode ser suprido pelo programa.

Diante deste cenário, o setor defende que essas expectativas de crescimento só podem ser realizadas se houver atenção e agilidade do governo federal para promover mudanças que favoreçam a tomada de crédito e o controle das taxas de juros, especialmente aquelas voltadas a estimular os financiamentos via FGTS.

O presidente da Confraria Imobiliária aponta que o mercado imobiliário apresenta estabilidade, mas que existem setores que estão com preços mais altos, o que tem impulsionado a locação. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa do Secovi-PR, o aluguel de imóvel residencial custa, em média, R$ 1.543.

Canto deixa um conselho final para quem quer comprar ou alugar e para as construtoras e imobiliárias: “Hoje as construtoras procuram muito o corretor de imóvel, pois é ele quem está na ponta do processo. Investir nesses profissionais é o atalho para encontrar o comprador certo e o empreendimento ideal”.


https://www.gazetadopovo.com.br/haus/anuario-imobiliario/2023-anuario-imobiliario/2023-sera-de-crescimento-para-o-setor-imobiliario-mas-desaquecimento-deve-chegar/




Fonte: Gazeta do Povo

Outras Notícias

9 MOTIVOS PARA INVESTIR EM IMÓVEIS NA PLANTA EM 2025

9 Motivos para Investir em Imóveis na Planta em 2025. Com o mercado imobiliário em constante evolução, 2025 se apresen...

A IMPORTÂNCIA DO HABITE-SE PARA IMÓVEIS NOVOS

A Importância do Habite-se para Imóveis Novos Quem comprou um imóvel na planta ou está no processo de aquisiç&ati...

VENDA DE IMÓVEIS CRESCE QUASE 20% NO 2º TRIMESTRE DESTE ANO DE 2024.

VENDA DE IMÓVEIS CRESCE QUASE 20% NO 2º TRIMESTRE DESTE ANO DE 2024. Foram vendidos cerca de 83,9 mil novos imóveis neste per&iac...

10 VANTAGENS DE COMPRAR UM APARTAMENTO NA PLANTA

10 vantagens de comprar um apartamento na planta. Comprar apartamento na planta é uma decisão bastante inteligente entre quem quer re...

MERCADO IMOBILIÁRIO PREVÊ RECORDE DE VENDAS EM 2024 E AUMENTO DE PREÇO. (Valor Econômico).

Mercado imobiliário prevê recorde de vendas em 2024 e aumento de preço. ( Valor Econômico ). Nos últimos 12 meses a...

QUAL É O MOTIVO DA COMPRA DO IMÓVEL ?

QUAL É O MOTIVO DA COMPRA DO IMÓVEL ? Principais motivos que levam a população brasileira a comprar um imóvel: ...

MERCADO IMOBILIÁRIO AINDA DÁ SINAIS DE AQUECIMENTO, APESAR DE PREÇOS ELEVADOS.

Mercado imobiliário ainda dá sinais de aquecimento, apesar de preços elevados. Dados são do Raio X FipeZAP: perfil da ...

MERCADO IMOBILIÁRIO EXPANDE LANÇAMENTOS EM 7%, E VENDAS EM 17,9% NO 2 TRIMESTRE, REVEA CBIC ...

Mercado imobiliário expande lançamentos em 7% e vendas em 17,9% no 2º tri, revela CBIC… ESTADÃO conteúdo ...

VENDA DE IMÓVEIS EM SÃO PAULO ATINGUE RECORDE EM 2024

Venda de imóveis em São Paulo atinge recorde em 2024 Mercado imobiliário da capital paulista começa o ano aquecido; CEO d...

2024 PODE SER PONTE PARA NOVO CICLO DE CRESCIMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

2024 pode ser ponte para novo ciclo de crescimento no mercado imobiliário Coriolano Lacerda é Gerente de Inteligência de Mercado ...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Precisa de mais informações ?

Nossa equipe está à sua disposição !

entre em contato